Reforma Tributária do presidente Baleia Rossi combate desigualdade
O jornal Folha de S. Paulo publicou, nesta terça-feira (21), reportagem sobre um estudo que avalia as PECs (Propostas de Emenda Constitucional) sobre Reforma Tributária que tramitam no Congresso Nacional.
O estudo foi produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e faz uma avaliação sobre a PEC-45, de autoria do deputado Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.
Segundo o estudo, a PEC-45, que propõe a unificação de cinco impostos, tem potencial para reduzir a desigualdade no Brasil. “Haveria um impacto positivo de 90% da população”, diz o texto da Folha de S. Paulo.
Neste outro trecho, a reportagem esclarece: “Outros trabalhos também mostram que famílias mais pobres gastam proporcionalmente mais com bens, que têm hoje tributação mais alta, do que com serviços. Por isso, a proposta da Câmara, que prevê alíquotas iguais para todos os produtos e serviços, reduz em parte a desigualdade do sistema tributário nacional.
Clique aqui no site da Folha para ler a íntegra
Na semana passada, o site do MDB já havia publicado texto, mostrando que a PEC de Baleia Rossi tem impactos positivos para os municípios. A reportagem foi produzida também de acordo com informações de estudo do IPEA.
Um dos economistas responsáveis pelo estudo também afirmou que, no Brasil, o imposto é alto e ninguém sabe o que paga.