O deputado Baleia Rossi apresentou a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) de número 45 em abril de 2019. Ele é o presidente nacional do MDB. Atualmente, está no seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Em 2022, Baleia conquistou 236 mil votos no Estado de São Paulo.
Desde 2016, Baleia figura na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Antes de presidente do partido, Baleia foi líder da bancada do MDB na Câmara entre 2016 e 2019, sempre escolhido por unanimidade por seus colegas. É definido com um parlamentar que cumpre compromissos e constrói consensos pelo diálogo.
Notabilizou-se pelo reposicionamento no MDB como partido do equilíbrio, do diálogo e da moderação. Em 2019, aprovou em convenção a decisão do partido manter-se independente em relação ao então governo, votando as matérias de interesse do Brasil sem deixar de criticar as medidas que considerava erradas.
Além da defesa da reforma tributária para a criação de mais empregos e renda, Baleia Rossi tem o mandato voltado para a melhoria do atendimento de saúde e assistência social. É parceiro do Hospital do Amor, antigo Hospital de Câncer de Barretos, e outras entidades que atuam no interior de São Paulo.
Luiz Felipe Tenuto Rossi nasceu na capital paulista, mas foi criado e mora na cidade de Ribeirão Preto. Ele ganhou o apelido “Baleia” na adolescência em tom de ironia, pois, naquela época, era muito magro. Na primeira eleição que disputou tentou usar o nome Luiz Felipe, mas os amigos o convenceram a utilizar Baleia Rossi, que depois acrescentou oficialmente ao seu nome.
Baleia Rossi é formado em direito e atua no ramo empresarial. Tem 50 anos, é casado com Vanessa e tem três filhas.