Nova pesquisa da XP/Ipespe mostra crescimento na aprovação de Temer
#FicaTemer
Logo depois da apuração dos votos no primeiro turno das eleições, no domingo dia 7 de outubro, a hashtag #FicaTemer se tornou o assunto mais comentado das redes sociais, ocupando o topo do ranking dos assuntos mais comentados no país. Foram mais de 70 mil citações ainda na noite da eleição.
Com pouco mais de 2 anos de governo, o presidente da República, Michel Temer, deixará o Palácio do Planalto em janeiro de 2019 com uma gestão classificada como ótima ou boa por 8% dos eleitores, como mostra a pesquisa realizada pela XP/Ipespe (Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas), divulgada nesta terça-feira (27).
Segundo o levantamento, o governo de Temer passou por uma avaliação positiva, caiu de uma reprovação de 77% para 64%, e 27% dos entrevistados avaliaram como regular. O governo Temer teve uma grande melhora em comparação com o mês de agosto quando era classificado ótimo ou bom por 4% dos entrevistados.
Reforma da Previdência
A Reforma da Previdência também foi assunto na pesquisa, e 67% dos entrevistados dizem concordar com a necessidade da reforma. Sobre a idade mínima de 62 para mulheres e 65 anos para homens, 34% concorda , e 60% responderam que gostariam que a idade mínima fosse menor para homens e mulheres ou que não haja idade mínima, apenas tempo de contribuição.
Já com relação à votação da Reforma da Previdência no Congresso, com mudança constitucional, 50% dos entrevistados acreditam que provavelmente ocorrerá em 2019, 23% tem certeza e 21% acha que provavelmente não vai acontecer ou tem certeza de que não irá acontecer.
O levantamento aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, com mil entrevistados de todas as regiões do país, através de entrevistas telefônicas. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Esse é o primeiro levantamento de avaliação de governo com periodicidade mensal.