Helder Barbalho participa de último debate na TV antes do segundo turno
O candidato ao governo do Pará pelo MDB, Helder Barbalho, participou na noite desta quinta-feira (25) do último debate em televisão, promovido pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo. Durante a discussão, os candidatos apresentaram propostas para as áreas de segurança pública, habitação, saúde, educação, transporte, emprego, políticas para mulheres, saneamento básico e combate à corrupção.
No primeiro bloco, um dos temas tratados foi a segurança pública. Helder lembrou os números alarmantes da violência no estado: “só essa semana foram 106 assassinatos. No ano de 2017 foram 4.600 assassinatos no nosso estado, uma média de um assassinato a cada duas horas”, disse.
“O meu país se chama Pará, o que me importa é a violência no nosso estado.[…] Nós não podemos continuar aceitando que o governo se alie ao tráfico, e este é o motivo que fez com que o descontrole tomasse conta no estado do Pará.[…] No meu governo, é pulso forte. Presença da força nacional junto com a polícia, investimento em educação e em emprego para a população”, enfatizou.
O candidato lembrou que como prefeito de Ananindeua construiu 34 unidades de saúde, centros especializados em odontologia e universalizou a atenção básica com o Programa Saúde da Família.
“Eu quero fazer como governador, concluir o Hospital de Castanhal, concluir Capanema e também o de Itaituba. Fazer um hospital especializado para as mulheres do Pará, para o combate ao câncer de colo de útero e para o combate ao câncer de mama.[…] Fazer um novo pronto-socorro em Belém, no distrito do Bengui, e também fazer hospital no Calha Norte e também no Tocantins”, afirmou.
Helder criticou a atual situação do estado, que conta com mais de 500 mil desempregados.
“Lamentavelmente o atual governo não tem qualquer política de desenvolvimento e de estímulo. Chegou ao ponto de acabar com um programa importante para a juventude, o Bolsa-Trabalho. […] Eu irei fazer com que o emprego chegue, e a roda da economia possa girar no nosso estado. Vamos olhar para o pequeno e microempreendedor. […] Farei também com que as obras que estão paralisadas possam ser aceleradas, para que a construção civil possa abrir postos de trabalho. […] Nós iremos já no primeiro ano abrir mais de 80 mil postos de trabalho em todas as regiões, olhando as vocações e estimulando a economia em cada localidade”, disse o candidato.
Durante o terceiro bloco, o candidato foi questionado por sua gestão na prefeitura de Ananindeua, dizendo que deixou a educação sucateada.
“Se tem uma pauta que eu me orgulho profundamente, quando estive prefeito em Ananindeua, foi a transformação na educação deste município. Faço um paralelo de comparação. Nós entregamos 19 novas escolas com gabinete odontológico, com laboratório digital, onde os alunos têm uma educação absolutamente fantástica. Recuperei e reformei todas as escolas do município […] E da mesma maneira que eu fiz como prefeito de Ananindeua, eu vou fazer agora no nosso estado”.
Helder Barbalho encerrou o debate agradecendo aos seus eleitores e dizendo o quanto foi importante caminhar pelas ruas do estado ouvindo os depoimentos dos paraenses.
“Além de ouvir as pessoas, eu debati e discuti soluções que acabaram se somando e estando no meu plano de governo, que estará olhando as vocações de cada região do nosso estado. Para gerar emprego. Para que possamos fortalecer o turismo, a agricultura, a pecuária, a indústria, a mineração, o pequeno e micro empreendimento. Olhei e ouvi os anseios na área da saúde e é por isso que nós vamos concluir os hospitais regionais […] Irei fortalecer a educação, compreendendo que é a educação que garante o futuro. Faremos escola de tempo integral e aberta. Vamos investir na universidade do estado. Vamos avançar. E eu peço o seu voto, vamos juntos nesse domingo. Helder 15, governador. Eu conto com você”.