Deputado do MDB participa de comercial Missão ao Oriente Médio
Até o dia 23 deste mês, o deputado Alceu Moreira, do MDB do Rio Grande do Sul estará visitando países do Oriente Médio para estreitar vínculos comerciais com o Brasil. O trabalho faz parte da Missão Internacional organizada pelo Ministério da Agricultura e Alceu representa também a Frente Parlamentar do Agronegócio.
A viagem já começou e o grupo está percorrendo quatro países da região, incluindo Egito , Arábia Saudita , Emirados Árabes Unidos e Kuwait. Em 2018, o Brasil movimentou mais de US$ 16,13 bilhões em exportações para países árabes e integrantes da Organização para Cooperação Islâmica, representando 19% do total das vendas do agronegócio brasileiro.
Juntos, esses países consumiram mais produtos brasileiros que a União Europeia, bloco que recebeu 16% das exportações do Brasil. Os produtos mais vendidos foram açúcar, carnes, milho, soja e café.
“A abertura de mercado competitivo, como é o caso de país produtor de alimento, é de grande importância para a geração de emprego e renda. E esse também é o papel do parlamentar. No Egito, tivemos resultados positivos com a liberação imediata da exportação de lácteos e discutimos parcerias para melhoria genética do rebanho bovino e para a comercialização de farelo de girassol”, destacou o deputado em publicações nas suas redes sociais.
Informações da Confederação Nacional da Agricultura, mostram que a Arábia Saudita foi o 8º principal importador do agronegócio brasileiro em 2018, e o principal destino dos produtos nacionais no Oriente Médio. A perspectiva é ampliar essa relação.
“Os países do Oriente Médio são grandes importadores do agro brasileiro e temos um grande espaço para ampliar e diversificar a pauta de exportações”, disse Lígia Dutra, superintendente de relações internacionais da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Agenda – Nesta quarta-feira (18), a comitiva estará na Cidade do Kuwait e, em reunião com autoridades do país onde irão debater temas relacionados à alimentação, nutrição, pesca e demais assuntos agrícolas. A viagem termina nos Emirados Árabes Unidos, com encontros empresariais do setor de alimentos e de governo em Abu Dhabi e Dubai, de 19 a 22 de setembro.