Comandada pelo MDB, São José do Rio Preto tem o melhor saneamento básico do Brasil
Comandada pelo prefeito Edinho Araújo (MDB), a cidade São José do Rio Preto (SP) foi considerada como o município que tem o melhor serviço de saneamento básico do Brasil.
O levantamento foi produzido pelo Instituto Trata Brasil, divulgado ontem com grande destaque na imprensa regional, estadual e nacional
Com investimento anual per capita em saneamento de R$ 124,66, a cidade ganhou nota máxima em todas as análises do ranking de melhor qualidade dos serviços oferecidos à população.
O levantamento contempla as 100 maiores cidades do País, onde estão 40% da população brasileira, e foi feito com base em dados do Ministério das Cidades.
A liderança de São José do Rio Preto é resultado de investimentos da administração municipal e da gestão do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto (Semae), autarquia municipal criada em 2001 pelo prefeito Edinho e hoje sob o comando do superintendente Nicanor Batista Júnior, também do MDB Rio Preto.
“Tenho orgulho de ter criado o Semae, em meu primeiro mandato como prefeito de Rio Preto. No mês que o município comemora mais um ano de fundação, a posição do Semae no ranking do saneamento em 1º lugar é um presente para todos nós rio-pretenses”, disse o prefeito Edinho.
Para o superintendente, a primeira posição no ranking do Trata Brasil aumenta, ainda mais, a responsabilidade do Semae com o saneamento básico de Rio Preto.
“Os investimentos continuarão dentro de um planejamento responsável e com tarifas adequadas. O primeiro lugar no ranking de saneamento do País é para nós motivo de muito orgulho. A nossa responsabilidade aumenta para manter a qualidade do serviço de um primeiro lugar. Esse resultado se deve aos servidores, que são incansáveis na prestação dos serviços e comprometimento. Também se deve ao prefeito Edinho Araújo que, em 2001, criou o Semae”, declarou Nicanor.
Segundo Luana Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil, o caminho para atingir o grau de excelência é ter metas, condições claras para o saneamento e manter fluxo de investimento ao longo do tempo.
Rio Preto, sob gestão do MDB, atingiu o nível de universalização do saneamento – quando o abastecimento chega a 99% da população e a coleta e tratamento de esgoto, a 90%. Em Rio Preto, o tratamento de esgoto também atinge os 100% coletados.
Redação: Assessoria do MDB municipal com assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Preto.